Amazónia

27093639621458
NASA – emissões CO2 provocados pelos incêndios na Amazónia

idos de agosto

Sónia Calvário

A Amazónia arde. Trata-se da maior floresta tropical do mundo, com cerca de 5,5 milhões de Km2 e abrange territórios de vários países: Brasil, Bolívia, Colómbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Perú, Suriname e Venezuela. Não sendo os incêndios no pulmão do planeta um problema novo a verdade é que o seu número aumentou 70% no Brasil, quando comparado com o período homólogo de 2018.

Bolsonaro, Presidente desde o início deste ano, começou por demitir o cientista responsável pelo organismo que monitoriza e divulga os riscos da Amazónia. Desmentiu os dados. Ridicularizou a verdade científica sobre as alterações climáticas. Imputou a responsabilidade pelos incêndios às ONG que zelam, há anos, pela Amazónia. Provocou a suspensão do Fundo para a Amazónia, por parte dos países doadores. Rejeitou a ajuda internacional, nomeadamente do G7. Acusou e gozou com a comunidade internacional. Vitimizou-se.

De repente, em São Paulo, o dia fez-se noite. Bolsonaro fez marcha a ré. Procurou redimir-se aceitando a ajuda, impondo, porém, condições, nomeadamente sobre a gestão do Fundo e das doações. Disponibilizou meios para o combate aos incêndios. Brinca com a comunidade brasileira.

Pelas redes sociais circulou um pedido, com imagens inarráveis: pray for amazonia. E choveu. Choveu muito. Não o suficiente. Mas choveu. Choveu muito, mas a Amazónia arde.

Têm sido muitas as notícias, os artigos, as reportagens sobre este flagelo. Deixo dois vídeos elucidativos sobre a importância da Amazónia e sobre os incêndios.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s