Where did our love go

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Há sextas em que o amor me soa a crust punk, noutras soa-me a um concerto para violino. Mas em todas elas o amor me soa a Motown!

A Motown Records, fundada em 12 de janeiro de 1959, em Detroit, foi a mais importante editora a gravar, lançar e promover artistas negros. Por ter criado uma sonoridade própria, construído uma estrutura artística e executiva consistente e levantado uma importante bandeira de causa social, a Motown tornou-se referência na música mundial e influenciou diretamente várias gerações.

The Supremes foram provavelmente o grupo com maior sucesso comercial da gravadora, com mais 100 milhões de discos vendidos.

Este girl group formou-se em 1959 e era constituído por Florence Ballard, Diana Ross e Mary Wilson. Inicialmente eram conhecidas como The Primettes.

Foi a 17 de junho de 1964, que este trio lançou o tema “Where did our love go” que se tornou num sucesso da noite para o dia.

Composto, escrito e produzido pela equipa Holland-Dozzier-Holland (uma equipa de composição e produção formada por Lamont Dozier e os irmãos Brian e Eddie Holland) “Where did our love go” foi o primeiro single do grupo a alcançar o primeiro lugar do Billboard Hot 100 Pop Singles nos Estados Unidos, um lugar que manteve por duas semanas, entre 16 e 29 de agosto.

Ironicamente, Mary Wilson, uma das fundadoras do grupo admite que a princípio até nem gostava do tema.

“Acho que nem gostávamos da canção. Eu pelo menos não gostava. Não sei o que a Flo e a Diane pensavam. Disse ao Eddie Holland, que colaborava nas composições, que se não conseguíssemos um sucesso os nossos pais iam enviar-nos para a universidade e nós cantávamos desde os 13 anos. Eu sabia que era isto que queria fazer para o resto da vida. Ponto final”, afirma Mary Wilson.

O tema foi, em 2016, indicado para preservação no National Recording Registry devido ao seu valor “cultural, histórico e artístico”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s