Voltas trocadas

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

É, em Portugal, a voz que mais me soa a amor!

O seu inconfundível timbre jovial atravessou os anos, firme e imutável, carregado de romantismo e nostalgia, numa combinação quase antagónica de leveza e densidade.

Lena d’Água tem 63 anos, começou a sua carreira como cantora em 1976 e foi uma das primeiras mulheres em Portugal a integrar, como vocalista, uma banda de rock: os Beatnicks. Formou com Luís Pedro Fonseca e Zé da Ponte a banda Salada de Frutas, da qual foi despedida de forma polémica após uma atuação na Festa do Avante. Fez-se acompanhar pela Banda Atlântida, fez durante anos com Helena Vieira e Rita Guerra “As Canções do Século”, cantou Billie Holiday no Hot Club, apresentou-se a solo, deu nova roupagem às suas músicas com os Rock’n’Roll Station… e no entanto, por mais estranho que possa parecer, esteve 30 anos sem gravar um disco de originais em nome próprio.

Em 2019 regressou aos discos com Desalmadamente, Pedro da Silva Martins (Deolinda) escreveu e compôs todas as músicas. E em todas elas existe Lena d’ Água! Aquela que se mostra sem filtro no comovedor documentário “A Bela Adormecida”, realizado por um grupo de alunos da Lusófona em 2010, e que fez com que o compositor quisesse entrar em contacto com a cantora.

Em entrevista à BLITZ Lena d’Água confessou que, enquanto não voltou aos discos, teve medo.

“Tive medo de morrer. Imagina que eu morria sem conseguir fazer este disco. Ficavam eternamente a ouvir o ‘Sempre que o Amor me Quiser’, gravado em 1984”.

Disco editado, Lena não quer morrer. Mas já não tem medo. Continua a cantar o amor. Continua a cantar aos amores. Aos que mantém e aos que perdeu.

“Voltas trocadas” é “apenas” mais uma prova de que, a Lena d’Água, fica sempre bem o amor!

P.S. – Atua hoje em Ferreira do Alentejo com a sua banda Desalmada. Será por certo uma grande festa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s