Calçar o sapato alheio

Empathy Word Cloud

Pensando alto

Sónia Calvário

Hoje celebram-se 43 anos das primeiras eleições autárquicas democráticas. Previa abordar este assunto. Contudo, a notícia de ontem, que dava conta da chegada à costa portuguesa, numa pequena embarcação, de um grupo de jovens marroquinos, entre os 16 e os 26 anos, e a informação de que serão acolhidos por Portugal, com os expectáveis comentários negativos, fizeram-me adiar o tema…

Entristece-me, sobremaneira, a forma como vemos a questão dos imigrantes e dos refugiados. Aliás, tenho dificuldade em perceber por que razão se cai, fácil e invariavelmente, na comparação de situações que, ainda que comparáveis, não devem servir para excluirmos a ajuda e o apoio a quem precisa. Todos sabemos que existe pobreza no nosso país; todos sabemos que muito há a fazer para garantirmos a equidade e atingirmos a igualdade. Mas deverá isto servir para recusarmos apoio a quem nos procura ou nos chega?

O caso da morte do ator José Lopes é mediático, mas, infelizmente, ilustrativo de muitos sem‑abrigos existentes no país, particularmente em Lisboa, e de muitos outros que, não dormindo na rua ou numa tenda, se debatem com sérias dificuldades em terem uma refeição diária, valendo-lhes o trabalho de muitas instituições não governamentais e anónimos. Estas situações devem indignar-nos a todos e, mais, envergonhar-nos por não lutarmos para que não sucedam.

Todavia, por isto, o Estado deve preterir o apoio àqueles que fogem dos seus países, por perseguição política, religiosa ou étnica, ou que procuram formas de garantir a subsistência, sua e da sua família, noutros países, nomeadamente europeus? Ou mesmo àqueles que emigram à procura de melhores condições de vida, como foi, e é, o caso de milhões de portugueses, no passado e no presente?

É triste e preocupante a crescente falta de empatia…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s