By My Side

inxs

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Finda a época dos impolutos desejos de paz e amor, é com agrado que sinto que posso voltar, sem culpa, às vontades menos virtuosas do amor não bíblico, enquanto suspiro ao som de INXS, aguardando, esperançosa, que me venham tirar a paz!

“By My Side” integra o álbum “X”, o sétimo álbum de estúdio da banda INXS, lançado a 21 de Setembro de 1990, e soa na perfeição a amor sem paz alguma.

A banda australiana surgiu em 1977 como The Farriss Brothers, criada pelos irmãos Andrew Farriss (teclado), Tim Farriss (guitarra) e Jon Farriss (bateria). O sexteto completava-se com Kirk Pengilly (guitarra), Garry Gary Beers (baixo) e o icónico e malogrado Michael Hutchence (voz).

Foi apenas em 1980 que o grupo mudou de nome depois do lançamento do álbum “INXS” e só ao quarto álbum, “The Swing”, em 1984, com a varinha mágica do produtor Nile Rodgers, a banda explodiu mundialmente.

Seria, porém, o álbum “Kick” (1987) que iria elevar os INXS ao estatuto de megaestrelas do pop rock. Produzido por Chris Thomas (um dos responsáveis de “Never Mind The Bollocks” dos Sex Pistols, produtor de nomes com The Beatles, Roxy Music, Pink Floyd ou Pulp) o álbum tinha no seu alinhamento sucessos como “Need You Tonight”, “Never Tear Us Apart” ou “Mystify”, todos no top 10 da Billboard.

Os sucessos de “Kick” contribuíram para tornar Hutchence num verdadeiro ícone sexual assumindo-se, durante os anos de carreira, como símbolo da banda, com canções marcantes e grandes sucessos sempre ancorados na sua potente e marcante voz.

Para tentar acompanhar o desempenho de “Kick”, Chris Thomas foi mantido na equipa e a sua contratação foi decisiva para a construção de uma das principais músicas de “X” – “By My Side”. Com letra composta pelo teclista Andrew Fariss para sua mulher e melodia de Hutchence, “By My Side” contou com a ajuda magistral do produtor para os arranjos do refrão, dando o toque definitivo na música que tinha como título original “Dark of Night”.

Em 22 de novembro de 1997, o vocalista dos INXS foi encontrado morto na suite 524 do hotel Ritz-Carlton, em Sydney. A versão oficial diz que se suicidou enforcando-se com um cinto, mas existem outras versões, como a que sugere que a morte do cantor se terá tratado de um acidente relacionado com práticas sexuais sadomasoquistas.

INXS é um literal apelo ao excesso e “By My Side” um verdadeiro hino ao desassossego do querer. É sexta-feira, acresce ser a última do ano, dia perfeito portanto para o amor se fazer de querer em excesso. É aproveitar com tudo! Tenham apenas cuidado com os cintos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s