Helena Dias no pódio

DSC_0198_1proc
Foto: Firmino Paixão – Diário do Alentejo

ars atletica

Helena Dias nasceu em Lisboa (1954), licenciou-se em Ensino Básico e em Desporto. O gosto pela cultura e pelas artes levou-a a tirar um curso de Estudos Franceses, Ingleses e Alemães e um em História da Arte. Foi professora no 1.º/2.º ciclos e de Educação Física. É técnica superior, no Município de Serpa, dando aulas de Hidroginástica, mas é na Patinagem Artística que o seu percurso profissional se tem destacado mais.

Começou a praticar desporto aos 3 anos de idade, e até aos 18, passou por diversas modalidades, que, entende, se complementam: Ginástica Rítmica, Natação, Atletismo e, principalmente, Patinagem Artística (SLB). Foi também praticante de Ballet (Companhia Nacional S. Carlos), e, como patinadora participou em provas regionais e nacionais, e ainda no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, em 1971 (Barcelona).

A partir dos 15 anos foi monitora de Patinagem Artística no SLB, e aos 18 passou a treinadora. 5 anos depois troca de clube, passando a integrar o SCP, em paralelo com o FCP. Entre os 20 e os 35 anos deu apoio, como treinadora, em Rio Maior, Infante Sagres, Gondomar, CPSG Porto, Sassoeiros, Oeiras, Colégio Minerva/Barreiro e Serpa, nesta última localidade, como treinadora principal, desde os 30 anos, fixando aqui residência em 1999.

Como treinadora de Patinagem Artística formou inúmeros campeões nacionais e patinadores de craveira internacional, com atletas presentes regularmente em provas regionais e nacionais, com vários lugares de podium, e diversas vezes em campeonatos europeus e mundiais, também com lugares de podium. No Alentejo, passou pelo Conselho Desportivo Municipal de Serpa, pelo Futebol Clube de Serpa e, entre 1999 e 2016, pelo Sport Clube de Serpa. Desde então é Treinadora da modalidade no Clube de Patinagem de Beja.

Treinadora, Preletora em Seminários Nacionais e Internacionais, Juiz (nacional e internacional), com valência para todas as disciplinas da modalidade de Patinagem Artística, e Selecionadora Nacional, durante 15 anos, Helena Dias está no podium do Expoente M este mês.

logoMTem a vida que idealizava?

Em termos desportivos, sim. Houve possibilidade de ligação constante à Patinagem Artística, a modalidade de eleição, apesar de não ser possível fazê-lo a tempo inteiro, como gostaria. Pessoalmente, a dedicação maior àquela causa prejudicou em muito a estrutura familiar, e a vinda para o Alentejo, com o subsequente afastamento da área de residência, agravou ainda mais essa situação. Foi uma opção que levou a que o casamento fosse com o desporto, principalmente o desporto sobre rodas.

logoMA intervenção/participação na sociedade deve ser uma preocupação de todos?

Seja qual for a área de trabalho, local ou momento, seja no indivíduo ou no coletivo, há sempre algo em que se possa intervir por forma a desenvolver ou melhorar a sociedade em que vivemos. Tanto nas grandes, como nas pequenas coisas, essa deve ser a prioridade.

logoMComo vê a conciliação, atualmente, da vida profissional/desportiva e familiar/profissional?

Para o atleta/estudante, é cada vez mais difícil conciliar a vida desportiva com o estudo, uma vez que o tempo passado na escola é cada vez maior, e o trabalho pós-escolar, também. No caso dos universitários a estudar fora das suas áreas da sua residência, na maior parte das vezes, chega mesmo a ser o motivo do término antecipado de uma carreira desportivo, mesmo que esta tenha sido, até aí, plena de sucesso.

 Para o treinador, exceto quando este faz do desporto a sua profissão, torna-se muito complicado, tanto quando se dedica a escalões de formação, como quando o faz com escalões de competição. É necessário muito tempo de trabalho, tanto no local, para o treino efetivo com os atletas, como a posteriori, na preparação do trabalho a efetuar com estes, para conseguir alcançar um bom resultado. Muitas vezes, após um dia dedicado à profissão, e mais umas horas dedicadas ao treino, essa “terceira” parte é difícil de concretizar.

logoMNa sua vida existe equilíbrio entre essas várias áreas da sua vida?

Nenhum. Digamos que do bolo, apenas uma fatia pertence à vida familiar. É, talvez, uma benesse para os atletas com quem trabalho. É um pedido enorme de desculpas à família, que espero poder compensar a curto prazo.

logoMJá sentiu que a sua afirmação profissional e/ou pessoal foi dificultada ou condicionada por ser mulher?

O facto é que a Patinagem Artística é um mundo maioritariamente feminino, daí que a condição mulher, neste caso específico, seja até um benefício. Condicionados e estigmatizados, neste caso, são os atletas do sexo masculino, só mesmo enquanto tal, pois os que se dedicam à modalidade como treinadores, supõe-se que já usufruam de outra condição.

logoME como atleta, sentiu dificuldade na sua afirmação e/ou na compatibilização com a vida profissional e familiar?

A atleta, não teve qualquer problema familiar, uma vez que sempre foi integralmente apoiada e incentivada à prática desportiva. Para além da Patinagem Artística, ainda houve acesso a modalidades complementares como Ginástica Rítmica e Acrobática, Atletismo e Bailado.

logoMAs mulheres partilham pouco, guardam muito para si?

Será a partilha uma questão de género, ou de cultura, oportunidade e experiência?

logoMO que é preciso para que as mulheres possam ver garantido o seu direito à igualdade?

Serem elas próprias a afirmar esse direito, lutando sempre em todas as frentes pelo seu lugar de parceria, e elevando os seus trunfos ao expoente máximo.

logoMComo podem as mulheres contribuir para a concretização dessa Igualdade?

Continuando a evidenciar-se como indivíduos e como grupo.

logoMQual é o seu maior sonho?

A nível desportivo, ter possibilidade de criar uma Fundação para o Desenvolvimento da Patinagem Artística, onde o atleta pudesse estudar e praticar esse desporto, com as vertentes inerentes à sua boa prática, em regime de externato ou internato, desde o 1º ciclo, até ao 3º, podendo manter a via desportiva mesmo quando estudante universitário.

Saber mais: Diário do Alentejo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s