a senhora que segue: Marta Cruz

Foto

Marta Cruz tem 42 anos e é natural de Beja.

Criou a sua primeira marca, em 2014, a Miss Berry, dedicada à comercialização de frutos vermelhos. No ano seguinte, criou a Miss Brownie, resgatando a tradição familiar na área da doçaria, nomeadamente do avô Ângelo Chora, adicionando novos ingredientes à receita tradicional do maravilhoso bolo que nasceu, há mais de 110 anos, nos E.U.A., de um contratempo culinário (o esquecimento da colocação de fermento). A delícia portuguesa surgiu, de forma inovadora, num pote, tornando o “Brownie à Colher”, de fabrico artesanal e diário, um verdadeiro sucesso. Começou por ser vendido online, mas, desde 2017, podem ser degustadas as iguarias, ou recolhidas encomendas, no Restelo, em Lisboa. A marca, já bem implementada no mercado nacional, está presente e tem parcerias com grandes empresas de diversos setores, como o El Corte Inglês, a TAP, as televisões, o Rock in Rio, o Time Out, entre outras.

Marta Cruz, casada e mãe orgulhosa de duas filhas, trocou a advocacia pela doçaria e é a Senhora que se segue no Expoente M.

logoMTem a vida que idealizava?

De forma alguma, tenho ainda melhor (risos). Desde criança que sempre sonhei ser Advogada e trabalhar como tal, profissão que adoro e que trabalhei vários anos. Mas de repente, pela minha permanente vontade de estar sempre a fazer alguma coisa, a minha vida deu uma volta de tal forma que já não tenho tempo para ser Advogada. Neste momento sou uma aventureira no mundo dos doces e na missão de adoçar a vida aos nossos cada vez mais numerosos Clientes.

logoMA intervenção/participação na sociedade deve ser uma preocupação de todos?

Sem dúvida nenhuma, todos os cidadãos têm o dever não só de defender os seus interesses perante a sua comunidade, mas também de contribuir com o que de melhor têm para oferecer aos outros, nomeadamente ser solidários, responsáveis e participativos nas decisões que a todos dizem respeito.

logoMNo seu caso como a pratica?

Ainda estudante de liceu em Beja, já participava em diversos projetos de solidariedade, recordo-me que estes projetos desenvolvidos pelo, então, IPJ de Beja (atualmente IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude), chamam-se “Jovens Voluntários para a Solidariedade”. Trabalhei vários meses na Quercus e depois num grupo de teatro em Beja.

Sempre ajudei na angariação de bens e alimentos em inúmeros momentos mais difíceis da nossa sociedade. Lamento não ter tempo para fazer mais neste âmbito.

Sempre que posso abraço todos os pedidos de patrocínio que nos fazem, nomeadamente em parcerias na oferta de bolos de aniversário a crianças desfavorecidas, a igrejas para angariação de fundos, assim como eventos culturais.

Neste momento a Miss Brownie faz parte de uma rede comunitária que tem uma responsabilidade social acrescida de sinalizar a população com mais de 65 anos de idade em caso de isolamento. Somos uma empresa Radar, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

logoMComo vê a conciliação, atualmente, da vida profissional e familiar/social?

Como empresária trabalho muito mais do que trabalhava enquanto advogada. O nosso negócio exige muito mais de nós, porque é nosso, porque depende de nós e da nossa dedicação para crescer e se solidificar no mercado. No início desde caminho foi mais complicado, trabalhava muitas horas do dia e da noite, fins de semanas, férias, enfim… preterindo em muitos momentos da minha família.

Atualmente, com o crescimento da minha equipa e estrutura já consigo conciliar com mais equilíbrio a minha vida familiar com a Miss Brownie.

logoMNa sua vida existe equilíbrio entre a vida profissional e familiar/social?

Não poderei considerar um equilíbrio perfeito, mas cada vez me esforço mais para que tal aconteça, para estar com a minha família nos melhores momentos dia, sem andar sempre a correr com as minhas agendas e computador atrás.

logoMJá sentiu que a sua afirmação profissional e/ou pessoal foi dificultada ou condicionada por ser mulher?

Já senti sim, em alguns momentos da minha vida, mas sempre lutei e lutarei contra toda a discriminação contra as mulheres. Não deixo de forma alguma que me diminuam por tal fato, nem quem estiver ao meu redor.

logoMAs mulheres partilham pouco, guardam muito para si?

Acredito que sim, as mulheres são mais competitivas, por tal fato guardam mais segredos (risos); eu sou o contrário, partilho tudo e por vezes arrependo-me (risos).

logoMO que é preciso para que as mulheres possam ver garantido o seu direito à igualdade?

Continuarem a lutar sempre contra qualquer tipo de descriminação em relação aos homens. Seja dentro das empresas, na política, nas escolas e não menos importante, dentro das suas próprias casas.

logoMComo podem as mulheres contribuir para a concretização dessa Igualdade?

Devem sempre lutar por cargos e salários iguais aos homens, mostrando-se sempre capazes de igualar qualquer tipo de prestação por estes oferecida. Devem continuar a ocupar cargos políticos, profissionais e estratégicos que lhes permitam contribuir de forma mais ativa na sociedade.

Devemos sempre erguer a cabeça, enfrentar todos os obstáculos por mais intransponíveis que possam parecer.

logoMQual é o seu maior sonho?

O meu maior sonho profissional é continuar a fazer crescer a Miss Brownie, aumentando a nossa estrutura e a nossa rede de distribuição, de forma a permitir abraçar novos projetos, sempre com a qualidade que já nos é reconhecida no mercado. Quero tornar a Miss Brownie na sua Fábrica Mágica.

Para contactar a Miss Brownie:
Instagram e facebook – missbrownielisboa
loja online – www.missbrownie.pt
loja – Rua Rodrigo Reinel, 5A (Restelo) – Lisboa
Telefone – 215806018

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s