Pásion

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Apesar de tentar cultivar um certo niilismo, sou estupidamente uma miúda apaixonada. São múltiplos os significados da palavra paixão, só para citar alguns: impressão viva; perturbação ou movimento desordenado do ânimo; grande inclinação ou predileção; afeto violento, amor ardente; o objeto desse amor; pena, cuidado, trabalho; grande desgosto, grande pesar; parcialidade; e dou por mim a pensar que não há um momento em que não seja acometida por pelo menos uma destas variantes da paixão. Concluo assim, que por muito niilismo que cultive, a paixão vence-me sempre. E não me queixo.

“Pásion” é uma música de Rodrigo Leão, escrita por Ana Carolina (não a cantora brasileira, mas a mulher do músico e compositor) e integra o álbum “Alma Mater”, o quarto trabalho e terceiro álbum de originais de Rodrigo Leão, produzido em 2000.

Interpretada por Lula Pena, uma das várias participações especiais no álbum, “Pásion” é  das músicas mais populares de Rodrigo Leão e  ainda hoje absolutamente obrigatória nos seus concertos.

O tema acabou por dar nome a um álbum ao vivo produzido em 2001 e, apesar do invejável percurso de Rodrigo Leão até então, é o sucesso da sua digressão   que impôs o músico definitivamente como um dos principais nomes da cena musical portuguesa.

Passou por projetos como os Sétima Legião ou os Madredeus, mas a solo Rodrigo Leão tem revelado uma capacidade única de criar atmosferas, numa fusão de música contemporânea com clássica, de minimalismo e experimentalismo, de tango e de fado.

“Pásion” é um bom exemplo disso e o seu título é auto-explicativo. Soa a perturbação e  a amores ardentes, a grandes predileções e a largos cuidados, soa a afetos violentos e a urgência! Soa, enfim, a paixão… Que esta nunca me falte para recordar que é sexta-feira!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s