Satellite of Love

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Expoente M Rádio

No último fim-de-semana, pela primeira vez, uma empresa privada colocou astronautas na órbita. Aparentemente as multimilionárias viagens turísticas ao espaço estão cada vez mais próximas de se tornar uma realidade. Tempos houve em que a atividade aeroespacial era bem mais invulgar e, talvez por isso, mais romântica, pelo menos o suficiente para inspirar canções icónicas.

“Satellite of Love” é uma das mais populares canções de Lou Reed. Segundo single do álbum “Transformer”, de 1972, aquando do seu lançamento não alcançou um especial sucesso embora tenha acabado por se tornar uma das canções assinatura do cantor e da sua carreira a solo.

A música foi composta em 1970, enquanto Lou Reed ainda era membro dos Velvet Underground, e apesar da banda ter gravado uma faixa demo nesse verão durante as sessões de “Loaded”, o tema acabou por não integrar o álbum. Com algumas alterações na letra, um andamento mais rock e sem o piano que marca a versão de Reed, vale a pena, no entanto, escutar esta versão (AQUI). Também os U2 ou Morrisey não ficaram indiferentes ao tema e acabaram por fazer as suas covers.

Reed descreve a letra como “o pior tipo de ciúme” – as palavras oscilam entre reflexões avulsas sobre o lançamento de um satélite e pensamentos cruéis sobre traição. David Bowie, que produziu o álbum com Mick Ronson e foi responsável pelos backvocals no tema, enquadra a canção com uma sensação exploratória e comemorativa, enfatizando emoções. Apesar da música aludir ao ciúme, a ideia da existência de um satélite do amor não deixa indiferente uma romântica como eu.

Não creio que nos planos da NASA existam muitas referências ao amor, mas o satélite natural da terra, mais as suas fases e fenómenos não deixa de ser uma belíssima analogia. É sexta-feira e consta que hoje existe um eclipse lunar, pelo que ciúmes, esta noite, só ser for da lua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s