In a manner of speaking

O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Expoente M Rádio

Qualquer que seja a natureza da relação – romântica ou de amizade, familiar ou profissional – dificilmente esta será satisfatória se a comunicação o não for. São inúmeras, tanto verbais como não verbais, as formas que temos de comunicar mas, tal como os Tuxedomoon, continuo a entregar à palavra o lugar de protagonista.

“In a Manner of Speaking” é uma música dos Tuxedomoon, grupo experimental de pós-punk formado em 1977, em São Francisco, Califórnia. O tema integra o quarto álbum do grupo, Holy Wars, lançado em 1985, e é provavelmente a música mais conhecida da banda, embora tenham sido os Nouvelle Vague a popularizar a canção, retirando-lhe drama e introduzindo um tom adocicado que considero pouco apelativo.

O som dos Tuxedommon distancia-se de tons doces, assenta em violinos elétricos, guitarras e sintetizadores, e transporta-nos para um ambiente de cabaret new-wave de onde não queremos sair enquanto for noite. 

“In a manner of speaking” contém um certo minimalismo romântico, que envolve e perturba, e levanta uma dicotomia interessante – por um lado, considera que existem sentimentos que estarão sempre para além das palavras e que se pode dizer tudo, sem nada dizer; por outro, entrega às palavras a omnipotência de tudo e nada dizer. Aparentemente contraditório, é na verdade um perfeito espelho da complexidade da comunicação e dos efeitos subversivos dos silêncios.

Por hoje, nem silêncios, nem meias palavras. É sexta-feira, e à sexta há sempre muito para dizer…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s