Straight to you

https://www.youtube.com/watch?v=CYbOHXMtelU

 O amor à sexta-feira!

Nádia Mira

Expoente M Rádio

Diz a Lei de Murphy “se alguma coisa pode correr mal, correrá”. Quer o epigrama, quer os princípios, máximas e corolários que se lhe sucederam têm a sua principal explicação, não na teoria das probabilidades ou em qualquer outro fundamento matemático ou científico, mas sim na memória seletiva e nas tendências de inclinação à negatividade que nos conduzem o foco. Ainda assim, quando sentimos que tal adágio se nos aplica na plenitude, há sempre um lugar, nem que seja na nossa mente, para onde queremos, invariavelmente, fugir.

“Straight to you” é uma música de Nick Cave and The Bad Seeds e integra o alinhamento do álbum “Henry’s Dream” lançado em 1992. Em 2014, a revista NME nomeou a música como uma das 500 melhores músicas de todos os tempos.

O título do tema dá também nome ao documentário do realizador Nanni Jacobson, lançado em 1993 – um verdadeiro retrato de vida do frontman dos Bad Seeds.

Do ponto de vista da escala rítmica, “Straight to you” situa-se no lado otimista de Cave, porém, como de costume, a letra é rica em recursos visuais que nos transportam para um cenário apocalítico do qual só o amor nos pode salvar.

Sobre Nick Cave, com quem orgulhosamente partilho a data de aniversário, li um dia que tem “a rara qualidade de misturar fluidos corporais com água benta” o que se afigura ser a descrição perfeita para o seu antagónico hedonismo religioso.

Cave é blasfémia e oração, desespero e devoção, submissão e salvação, sem nunca deixar de ser amor. E quando diante das mais aterradoras tormentas ou dos mais dantescos cenários é, irremediavelmente, o amor o seu lugar eleito para refúgio.

Uma das máximas filosóficas da Lei de Murphy é “Sorria. Amanhã será pior”. É sexta-feira, por hoje, ainda que cansada, continuo a sorrir…. e a correr como o Nick… esperando ser salva pelo amor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s