Um dia será…

à primeira segunda do mês

Maria Manuel Coelho

Um dia será,  

há-de chegar, prometo que sim, talvez quando já ninguém o espere, as cerejeiras no seu vestido de flores brancas, um dia, talvez depois do pó dos caminhos assentar sob as chuvas, talvez um dia, se calhar quando o sol romper – como sempre o consegue – o nevoeiro cerrado.
Um dia chegará e será aquele que vamos chamar de primeiro e depois desse o seguinte e os outros que hão-de vir. 

E as respostas que hoje nos faltam hão-de chegar e ser tantas que se hão-de escrever compêndios e publicar ensaios e produzir palestras e nascerão teorias do Universo girar em torno das pessoas que nascem diferentes, carregando uma luz mais brilhante que as outras. 

E aí 

Pousas uma pedra 

ao acaso, num pedaço incerto de chão. Ou então nem tanto ao acaso, antes num perímetro escolhido por ti, delimitado, cuidadosamente medido. 

É por aí que começas, por esse pedaço de chão que escolheste como teu, para sempre ou – pelo menos – até que as pedras durem, erodidas por ventos e marés. Pegas numa pedra e começas uma construção, algo que leva bocados de ti pelo meio, que sobe a pulso, argamassa amassada com paixão, emoções que fazem de trave mestra, suor e sangue para dar tempero, o sabor a que só sabem os projectos que amamos. Acertas prumos, limas arestas, voltas atrás e dás a volta para logo avançares mais um pouco. 

Observas a tua obra de longe, orgulhas-te. Sorris. 

E esse será o dia em que a corrida que tens cumprido, de memória em memória chegará, por fim, à meta; em que a manhã nos trará só o cante dos pássaros e um toque de sino na torre da capela branca.

Um dia será.
Mas hoje ainda não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s