Morra Marta, Morra farta!

carrossel dos esquisitos

Ana Ademar

Ana Ademar||Expoente M Rádio

– Fartinha disto até aqui – diz ela com o dedo que serve a função, na horizontal, apontando o meio da testa – Farta, farta, farta!

– Respira…. – disse baixinho, enquanto inspirava

– Calma….. – disse baixinho para ninguém ouvir enquanto expirava com a certeza de que o ar era pouco.

– Vale mesmo a pena estar com isto tudo. Se é para apanhar, apanha-se – é o que diz quando se vê impotente perante tanta regra, tanta máscara, tão ásperas as mãos dos litros de álcool gel.

– Porra pá, é preciso cuidado. Máscara. Usar sempre a máscara – murmura para não se esquecer, quando acaba de ler o título do artigo sobre o jovem saudável, assintomático que caiu para o lado com um problema cardíaco súbito.

– App? Qual app? Obrigatório? Para quem? Isso é que era bom! Olha agora. Raios os partam. E o direito à resistência? Apelo ao meu direito à resistência! – diz ela quando o ar entra com facilidade no peito e se sente com força.

– App? E resulta? Mesmo que não resulte. Que mal tem? Uso redes sociais, tenho os meus dados espalhados por todo o lado, qual é o mal? E se ajuda…. – mais fraquinha, mais submissa, mais rendida, mais derrotada.

– A máscara, põe a máscara! – ralha mais uma vez, a quarta naquela noite, com o indivíduo que insiste em ser antipático, mal educado e feio – Oh que caraças! Que paciência. Não tarda nada borrifo-me para isto tudo e vou-me embora! Não quero saber disto! – em voz mais baixa, para si, como se de um consolo se tratasse, como se a zanga com o mundo num murmúrio fosse afinal um par de braços que a enlaçam. Agora, duplamente derrotada.

– Quando isto acabar… – começa a planear sem se lembrar que antes de “isto” começar, talvez a vida não fosse assim tão diferente e fica com a sensação de que a frase “quando isto acabar” se começa a parecer muito com outra que usa amiúde: “quando me sair o euromilhões…”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s