idos de outubro
Sónia Calvário
Cresce o número de infetados Covid 19, indo ao encontro de estudos conhecidos em meados de setembro*, que apontam para 17 mil novos casos por dia, em Portugal, no final de dezembro, e que até partem do pressuposto que a máscara seja utilizada por 95% da população…
Enquanto aumenta o medo, cresce, na mesma medida, a inconsciência e o egoísmo: milhares de pessoas a assistirem a eventos sem garantirem o distanciamento físico e muitos sem máscara! A organização desculpou-se; e claro, repetiu-se a desresponsabilização a que certa classe política (não, não são todos iguais!) já nos habituou… agora passando a responsabilidade para os cidadãos, famílias, espetadores de eventos!
Entretanto, foi aprovado, na generalidade, o Orçamento do Estado para 2021, e a votação contra, do Bloco de Esquerda, agudizou o desrespeito a que também certos políticos já nos habituaram. E o partido de extrema-direita com assento parlamentar em Portugal lá vai ganhando terreno, desta vez nos Açores, apesar de ser claramente o pior do que já vimos em Democracia, e que também já nos habituou a mudanças de opinião drásticas e em sentido inverso, agora com mais um exemplo: dois dias antes das eleições, “juntar-se ao PSD? Nunca!”; após as ditas, “bem, se garantirem aqui umas quantas coisas…pode ser”; e continua a iludir gente em Portugal… que tem, não esqueçamos, “a geração mais esclarecida de sempre”!
Para terminar os idos deste mês, resta referir que houve uma sondagem, com “694 entrevistas a pessoas com mais de 18 anos de todas as regiões do país”** e que defendem (81%) o recolher obrigatório, de forma a evitar o confinamento. E, neste momento, o Conselho de Ministro está reunido extraordinariamente para decidir sobre novas medidas a adotar… já vimos que a obrigatoriedade de instalação da aplicação stay away Covid não deverá ir avante, porque afinal talvez seja melhor respeitar a CRP.
Parece que a mudança (social) que muitos esperavam, na primavera, que viesse a acontecer com o vírus está longe, muito longe…
Não, não vai ficar tudo bem!