A Rosa de pelo na venta

A Rosa

Madalena Palma

Não é de madrugada que os pensamentos são lúcidos. Não é na madrugada que se tomam decisões ou se procuram soluções. E são tantas as vezes que o escuro da noite teima em apagar a vontade de dormir. De descansar. Apaga-se a luz na procura da paz, da ausência, de ouvir ao longe as asas de Morfeu baterem suaves como que embalando o sonho. Mas não. Nada. Não vale a pena. Venham de lá os chás, os placebos, as valerianas. Nada. Nem com químicos isto vai lá. Depois vem o ar cansado. Agastado. Afastado. O olhar baço. As rugas. Essas putas são terríveis. Vêm de mansinho e quando nos apercebemos temos os olhos cheios de pés de galinha. Uma capoeira inteira em cada olho. Como é que é possível? E é um ponto sem retorno. Não há volta atrás. Ainda bem podem vir os ácidos, os hidratantes, os enchimentos, as máscaras de pepino. Aquelas maganas já não abalam. Já para não falar dos cabelos brancos e dos 30€ que a pessoa larga todos os meses no cabeleireiro a contornar o tempo. Meu deus…não há quem aguente o envelhecimento. E não me venham com demagogias sobre isso. Envelhecer é uma merda. Quando me dizem que a natureza é perfeita até concordo. Só falhou quando criou o homem. Porque fez tudo ao contrário. Uma vida inteira a crescer, ganhar faculdades, independência, segurança, conhecimento, estabilidade para depois tudo se esvanecer? Isto está certo onde?

Ainda mais em Portugal quando todos os dias vemos os nossos seniores a escolher entre comida ou medicamentos, ou os filhos e os netos a comparticipar da miséria que ganham para que eles possam entrar num lar que lhes dê o mínimo de dignidade. Sim, é de madrugada. Não, não devia estar a escrever porque a noite tira a lucidez como escrevi inicialmente, mas como é possível dormir quando Portugal desperdiçou em 70% o programa de apoio aos mais carenciados em 2019? Como se consegue dormir quando há milhões para tudo e se desperdiçam verbas para o apoio aos mais carenciados.

Como se consegue dormir quando em dez minutos de Facebook e só vejo comentários e posts (denuncio todos) xenófobos, racistas, criminosos e de uma desumanidade tal que nunca pensei ter aqui mesmo ao virar de esquina?

Não há como encostar a cabeça na almofada e dormir. Dormir serenamente quando só apetece fazer e combater.

Sim, é de madrugada. Sim, não se deve escrever quando os pensamentos estão toldados de ira e cansaço.

Mas é o que se arranja.

E sim, a Rosa é mulher de pelo na venta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s