O outro somos nós

154178013_4425038910855795_2405886813787847338_n

e agora eles

Paulo Ribeiro

“Olá Paulo, espero que estejam todos bem, calculando que andem mais atarefados do que o habitual, mas de coração cheinho, com menos sossego, mas de alma crescentemente preenchida! Muda tanta coisa, mas temos de facto uma capacidade de amar, sem distinção, incrível.

Parabéns e Felicidades para a família”

Sónia Calvário

Foram estas as primeiras palavras da Sónia Calvário no email que me enviou, antes de mais adiante no mesmo email ou carta se preferirem, me endereçar o convite para escrever um texto livre para ser publicado no Expoente M. Aqui estou eu livremente, como não podia deixar de ser, a escrever alguma coisa inspirado no mote que as calorosas palavras da Sónia me deram. Escrevo sobre isso, sobre a necessidade do conforto das palavras, sobre a urgência dos afectos e dos abraços, sobre a amizade e inevitavelmente sobre o amor. Sim, estamos “mais atarefados do que o habitual mas de coração cheinho”, e tudo porque nasceu essa esperança, essa “flor de Abril” que é o nosso filho, em plena pandemia.

No entanto, esse maravilhoso acontecimento não impede nem desvia a minha e a nossa atenção familiar para com o outro, o outro que posso ser eu amanhã no desemprego, na negligência, na doença, no degredo… o outro ou os outros que podem ser um colectivo, os povos e comunidades que vêm os seus direitos, liberdades e garantias seriamente ameaçados. É deste lado que eu estou com todos os defeitos que tenho. Estou fora do “umbiguismo” que é um vírus que acelera e dá força ao vírus que sustenta a pandemia. Assim sou eu de certa maneira e vou já concluir esta divagação com palavras “roubadas” ao eterno José Mário Branco, para que melhor me percebam:

“Há princípios e valores

Há sonhos e há amores

Que sempre irão abrir caminho

E quem viver abraçado

À vida que há ao lado

Não vai morrer sozinho”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s