Por todos e a uma só voz

João-Rocha

e agora eles

João Rocha

Confesso que hesitei antes de aceitar o convite da Sónia para escrever para este blogue. Mas, porque é difícil recusar um pedido desta grande amiga, meti mãos à obra, sabendo os riscos que é participar num blogue “feito por mulheres, livres no pensamento e responsáveis na ação.” E é precisamente a partir desta descrição que me parece importante refletir.

Este blogue, construído pela liberdade de pensamento e responsabilidade na ação das mulheres é prova da consciência coletiva e do traçar de caminhos para a igualdade entre géneros.

Porém, embora valorizando o espaço de diálogo aqui existente, não poderia deixar de dizer, que este espaço poderia ser também um espaço para os homens. E digo isto, porque não consigo perceber vantagens em nenhum tipo de segregação.

Onde reside a diferença? – pergunto. A diferença só existe se quisermos que ela exista. E não deve existir!

A mudança tem de ser feita por mulheres livres e responsáveis, mas também por homens responsáveis e livres. Neste sentido, quero aqui deixar expressa esta ideia: tudo o que falta fazer na defesa do princípio da igualdade – e de tudo o que nos deve mover – tem que ser feito e participado por mulheres e por homens, com as suas vivências, experiências, saberes e desejos. Por todos, no mesmo sentido e a uma só voz.

A luta é a mesma e só juntos conseguiremos uma ação responsável, partilhada e livre, quaisquer que sejam os espaços, os sítios e as formas dessa participação.

Uma opinião sobre “Por todos e a uma só voz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s