Maria da Penha

Mulheres das nossas vidas

Maria Catarina Cavaco

Maria da Penha Maia Fernandes é ativista. Nasceu em 1945, no Brasil. A sua principal luta é contra a violência doméstica, por já ter passado por esta situação.

Conheceu o seu parceiro em 1974, na Universidade: ela tirava um Mestrado em Farmácia enquanto ele tirava uma pós graduação em Economia.

Nesse mesmo ano começaram a namorar e dois anos mais tarde casaram-se. Após terminarem os estudos, Maria da Penha e Marco António mudaram-se para Fortaleza e lá nasceram as suas três filhas.

Foi após o nascimento das filhas que as agressões começaram, sendo elas também vítimas das agressões físicas e psicológicas.

Com o tempo as agressões iam piorando. A pior agressão que Maria da Penha sofreu foi numa noite, em 1983, tendo sido atingida por um tiro nas costas, o que fez com que tenha ficado paraplégica.

Maria regressou a casa quatro meses depois do sucedido, tendo realizado duas cirurgias e permanecido internada durante muito tempo.

Certa vez, após a tentativa de assassinato, o marido de Maria da Penha tentou eletrocutá-la no banho.

Depois de todos os acontecimentos, Maria da Penha iniciou um processo na justiça contra Marco António. Saiu de casa com a guarda das filhas. A luta pela justiça durou 19 anos, e o seu agressor foi condenado a apenas 15 anos de prisão no primeiro julgamento. No entanto, o advogado de Marco António conseguiu com que este se mantivesse em liberdade. No segundo julgamento, o agressor foi condenado a 10 anos e 6 meses de cadeia, mas a sentença não foi cumprida.

Maria da Penha escreveu o livro Sobrevivi… posso contar, em 1994, e fundou, em 2009, o Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos para promover a defesa das mulheres.

A sua luta pelas vítimas de violência doméstica fez com que fosse criada uma lei, a Lei Maria da Penha, cujo objetivo é punir adequadamente e impedir atos de violência doméstica contra a mulher.

“A vida começa quando a violência acaba.”  – Maria da Penha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s