Um mundo de homens

idos de setembro

Sónia Calvário

Em 308 Câmaras Municipais, terão sido 250 as listas encabeçadas por mulheres nestas autárquicas, das quais apenas 29 foram eleitas como presidentes. Menos 3 do que em 2017. E destas 32 houve 4 que não exerceram os seus mandatos, pelo menos até ao fim, por terem sido nomeadas para o exercício de cargos políticos. E isto num universo de quase 5 milhões e 200 mil mulheres residentes em Portugal, segundo os resultados preliminares do Censos 2021. Mais meio milhão do que homens. Elas com mais qualificações académicas.

O distrito de Beja, em 58 listas candidatas aos 13 municípios, tinha 10 mulheres a encabeçá‑las. Mais uma vez, nenhuma foi eleita. É o único distrito do país que nunca teve uma mulher a presidir uma câmara municipal.

Uma mulher não deve ser eleita apenas por ser mulher. Mas a discrepância entre o número de eleitos e eleitas, nomeadamente em lugares de liderança, deve fazer-nos questionar o status quo, as suas causas e as suas (des)vantagens.

As razões para a sub-representação do sexo feminino na política são conhecidas: segundo Maria Antónia Pires de Almeida, investigadora em Ciência Política, no CIES do ISCTE, as mulheres continuam a ser postas nas listas porque é de lei, portanto, os partidos cumprem a lei, mas continuam a não as pôr num lugar elegível para presidente da câmara. É um problema persistente, que tem muito que ver com o sistema partidário, e que tem muitas causas, mas é um problema que pelos vistos está a agravar-se em vez de ser melhorado”. Contrariar o que apelida como mundo de homens “passa pela luta contra a abstenção, pelo aumento do voto jovem e também pelo ensino”.

A igualdade parece continuar a ser uma miragem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s