Juventude: participação e voz ativa

 

à primeira segunda do mês

Rita Pereira

A participação jovem tem-se mostrado díspar nas várias regiões do país. Se por um lado nos grandes centros como em Lisboa e no Porto há um grande número de voluntários/as, nas cidades mais pequenas a realidade é diferente, não apenas pelo menor número de jovens residentes, mas também pelo facto de muitos/as se deslocarem para as universidades dos grandes centros urbanos.

Na APF, os Grupos de Jovens são constituídos por jovens entre os 15 e os 25 anos que têm interesse na área da Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e que querem ter uma participação e voz realmente ativa.

A visão da APF no que toca ao voluntariado jovem baseia-se na Youth Centered Approach – Abordagem Centrado no/a Jovem. Esta abordagem coloca os/as jovens como parceiros/as de intervenção da APF: podem partilhar e sugerir ideias, dar opiniões, não concordar, propor novas abordagens, participar ativamente nos grupos de jovens e fazer parte do órgão máximo de decisão da APF – Direção Nacional – tendo a oportunidade única de defender e representar os/as jovens.

Os/As jovens voluntários/as da APF são colocados/as no centro da sua intervenção e são reconhecidos/as como pessoas livres de usufruir dos seus Direitos, facilita o acesso dos/as jovens aos seus Direitos ao promover parcerias entre os/as jovens e adultos e garante que todos os membros, staff e voluntários/as têm uma voz igual e respeitada na tomada de decisões e ações.

O empoderamento dos/as jovens ativistas na sociedade é fundamental, preparando-os/as e estimulando-os/as para a participação cívica e aumentando a sua consciencialização (raise awareness).  Ao fomentar a sua criatividade e autonomia, contribuímos para que os/as jovens se façam ouvir, conheçam os seus Direitos e tenham competências de os defender e promover.

Os/As jovens podem ser empoderados/as através de sessões de sensibilização, formação, debates e encontros, através de campanhas nas redes sociais, entre outros.

A participação jovem faz uma diferença positiva nas suas vidas, estimula-os/as a desenvolver novas capacidades, ajuda as pessoas adultas a reconhecer os talentos e o potencial dos/as jovens, estimula-os/as a assumir responsabilidades pelas suas próprias ações e decisões assim como os/as ajuda a compreender como funciona a democracia e como esta deve funcionar na vida real.

A participação dos/as jovens é uma forma eficaz de alcançar uma transformação positiva na sociedade, sendo que os/as jovens podem contribuir para esta transformação, especialmente quando vêm desenvolvimentos significativos nas suas próprias vidas.

No entanto, é desafiante que os/as jovens participem de facto ativamente. Na minha opinião, pode dever-se à multiplicidade de tarefas que têm atualmente e que lhes absorve a maior parte do seu tempo. Além da sua vida académica, conjuga-se a carreira profissional, a vida familiar, pessoal e social.

Todos estes fatores, aliados ao facto de vivermos numa sociedade que nos incentiva a ritmos muito acelerados, podem contribuir para os desafios que os/as jovens sentem enquanto voluntários/as. Porque a gestão das várias vertentes das nossas vidas, é (no mínimo) desafiante.

 

A Associação para o Planeamento da Família (APF) é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social com Finalidades de Saúde, reconhecida como ONGD – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, sendo o Membro Português da IPPF – International Planned Parenthood Federation, a Federação que reúne Associações de Planeamento Familiar em quase todos os países do mundo.

A missão da APF é contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas livres e informadas relativamente à sua Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos assim como promover a parentalidade positiva. A APF promove a saúde, escolhas e direitos pela igualdade de oportunidades.

Contactos:

Rita: jovensapf@apf.pt

Contactos APF: apfsede@apf.pt / 21 385 39 93/ www.apf.pt

Saber mais sobre os Grupos de Jovens APF: http://www.apf.pt/grupo-de-jovens

Inscrição Grupos de Jovens APF: https://forms.gle/XToXbh8wiR4N6LCR7

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s