pintando um poema

Marias

Leopoldina Pina de Almeida

O mês passado foi um mês em GRANDE! Foi o mês de mais um Festival das Marias, pleno de trabalho interior, de crescimento pessoal, de partilhas, de novos conhecimentos, de espetáculos e principalmente de vontade de mais…

E para além disso, ainda tivemos um EntreMarias Especial, no dia 28 de novembro, com as companheiras Zapatistas na sua Viagem pela Vida, que esperávamos desde agosto e que finalmente vieram partilhar connosco as suas lutas e o seu sentir. Mulheres que Lutam, em diferentes geografias. O encontro foi em Fortes, onde há doze anos a população local luta por uma vida digna, longe da poluição provocada pela fábrica de queima de bagaço de azeitona Azpo, que durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, enche a aldeia de um cheiro e de um fumo insuportáveis e que tornou a vida d@s habitantes locais num autêntico inferno. Tudo isto fruto do paradigma extractivista que impera cá para as nossas bandas e que trata a vida das pessoas como meros “fatores de produção”. Mas sobre este assunto, que me arrepia só de escrever estas poucas frases, há tanto para dizer que vou parar por aqui e passar para o presente mês, com uma pausa e uma respiração profunda.

Neste mês de dezembro, um mês normalmente associado a balanços e reflexões, vamos deixar-nos mergulhar no trabalho criativo. Vamos conversar, conviver e “poetar aguarelas”. Dos encontros e reencontros que aconteceram durante o Festival, as Marias ficaram com vontade de se conhecer melhor e de falar umas com as outras sem um guião predefinido. Se quiserem aceitem esta proposta deliciosa da Helena Baltazar, porque temos direito a respirar num lugar ainda não tão tóxico como o de muitas outras companheiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s