Já que estamos no início do ano, porque não descobrir o nosso arcano?

Marias

Leopoldina Pina de Almeida

“A magia tinha como base uma conceção animista da natureza que não reconhecia nenhuma separação entre matéria e espírito, e que, por essa mesma razão, imaginava o cosmo como um organismo vivo, povoado de forças ocultas, em que cada elemento tinha uma relação “simpática” com o resto. (…). Erradicar essas praticas era uma condição necessária para a racionalização capitalista do trabalho.”
Silvia Federici, “Calibã e a Bruxa”

Neste excelente livro, Silvia Federici põe em causa a forma ocidental, masculina e normativa de olhar para a história, sem ter em conta a relação entre as mulheres, o corpo e a acumulação original. Analisa profundamente a denominada Caça às Bruxas, perseguição às Mulheres iniciada na transição para o sistema capitalista, e demonstra como este sistema explora o corpo feminino até aos nossos dias e como sem a desvalorização do papel e do trabalho gratuito das mulheres, seria impossível a manutenção do sucesso deste sistema extractivista em todos os sentidos.

E o que tem isto a ver com o EntreMarias de janeiro? Tudo e nada. Felizmente, como diz a Maga Holística, algumas bruxas conseguiram escapar às fogueiras e andam por aí! São lutadoras, inconformadas, têm um enorme sorriso na cara, gostam de falar a olhar-nos nos olhos, correm de uma atividade para a outra, gostam de rir e de viajar, embarcam na aventura da maternidade, interessam-se por muitos temas diferentes, celebram a vida e as relações com as outras pessoas, vestem-se de forma descontraída e colorida, transmitem boas vibrações. Por vezes fazem franja. Têm gatos e vassouras, mas também podem ter cães e aspiradores. Podemos encontrá-las nas compras, a passear ao sol, sentadas numa esplanada, a ir buscar o filho à escola ou a dinamizar uma oficina do EntreMarias.

Por isso, se quiseres conhecer uma bruxa, inscreve-te no EntreMarias de dia 15. Não vamos responder à pergunta O que tem 2022 para mim?  mas podes vir com algumas respostas sobre O que tenho eu para dar a 2022 ?!?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s