As Trocas e Baldrocas das Mães Natal

Marias

Leopoldina Pina de Almeida

A época natalícia, promovida como um momento de paz & amor, é um gigante enredo de confusões. Confusão de pessoas, que se atropelam nas comprar de última hora. Confusão entre o ter e o ser, onde parece que mais me define aquilo que possuo ou que desejo possuir do que aquilo que realmente sou como ser humano. Confusão entre o amar e o dar. Gosto de ti e por isso dou-te um presente, ou por gostar de ti quero estar realmente contigo, com tempo, com presença, com vontade de uma construção e partilha conjuntas?

Já há algum tempo que decidi não oferecer prendas no Natal. No início é estranho, mas depois vai-se normalizando. Uma amiga minha há mais de dez anos que só oferece objectos que eram dela própria às pessoas que gosta. Não é bonito usarmos objetos que eram de alguém que gostamos? Não é bonito sabermos que uma peça pela qual nutríamos especial carinho passeia agora no corpo de outra pessoa, é utilizada nas suas refeições, ou lida por ela?

Entre amigas, íamos passando as roupas entre as crianças, quando ainda estavam boas e deixavam de servir. Entre amigas, juntamo-nos de vez em quando para uma troca de roupas. E é tão bom aconchegar-nos num cachecol que já esteve na pele de quem gostamos! E fazer um vistão, com um vestido lindo de uma amiga que nos assenta tão bem! E foi assim que surgiu a ideia de alargar este conceito à cidade. Ainda mais num ano como este, em que comprar o básico já é difícil.

Por isso, contra o espírito hiper consumista desta época festiva, as Marias vão participar no Mercado de Natal da cidade, com uma proposta diferente. Vamos trocar carinhosamente objectos que nos são queridos! Podem ser roupas, brinquedos, livros, adereços,.. O conceito aqui é vou dar aquilo de que gosto, mas que por algum motivo já não uso, e ficar com uma peça que era querida a outra pessoa, mas que por algum motivo já não serve para ela. Apareçam e participem neste projeto de economia circular e sustentável, bom para as pessoas e também para o ambiente! Quais são afinal, os princípios do Natal?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s