Ana Elias de Freitas

foto bio

Ana Elias de Freitas é jornalista há 13 anos, na Rádio Voz da Planície de Beja. É Agente de Dinamização Social do Baixo Alentejo, distinção atribuída pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) em 2019. Através da Voz da Planície, em parceria com a IISBA e o Centro Social Nossa Senhora da Graça, tem participado nas iniciativas: programa de rádio “Avós com Voz”, distinguido pela Gulbenkian em 2020, na realização de entrevistas, conferências da Iniciativa FENIX e FENIX TALKS, na moderação. Colaborou, igualmente, no projeto “Radiografias”, na elaboração de 35 programas de rádio e na moderação de 14 conferências. Integrou, ainda, dois projetos de televisão e um jornal.

Em 2017, foi jurado na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2016/2017, que se realizou, em Beja, a 19 de abril, com a finalidade de fazer o apuramento para a fase final nacional, dos alunos do 3º Ciclo, que trabalharam os livros “Momo”, de Michael Ende e “O homem que plantava árvores”, de Jean Giono e do Ensino Secundário, que se debruçaram sobre as obras “A viagem do elefante”, de José Saramago e as “Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino.

Nos seus tempos livres dedica-se à poesia e utiliza o pseudónimo Ana Fafe, nome que homenageia o local de nascimento do seu pais e que criou com sugestão da irmã mais nova. Escreveu, em 2020, o poema “Longe”, musicado por António Sérgio, apurado para o concurso da Direção Regional de Cultura do Alentejo/Lendias d’Encantar/Musibéria, que integra o CD: “AminhaCasaÉUmaPauta”, com o mesmo nome do projeto, disponível na sede da Lendias d’Encantar em Beja e no Musibéria em Serpa. Iniciou em 2020, a formação “Dentro da Alma”, que integra com António Sérgio, assente na poesia e música. Esta formação tem dois espetáculos: “Do outro lado. No Espelho” e “Sem Cor. Nem Terra. No Mundo”.

Em 2018 ganhou o concurso da editora “Poesia Fã Clube” e editou o livro: “Noites de Março”. Em 2017 obteve o 1º lugar, no escalão de adultos, do concurso de poesia do Município de Vidigueira: “Versos Entrelaçados”, com o poema “O outro”. É também membro do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Beja. Participou nas “Palavras Andarilhas”, moderou conversa com o poeta Martinho Marques.