Gisela Cañamero

foto

Gisela Cañamero nasceu em Lisboa, no ano de 1960, mas há muito que se estabeleceu em Beja, onde fundou a Companhia profissional de teatro Arte Pública, em 1992, que sempre dirigiu.

Desenvolve atividade teatral enquanto dramaturga, encenadora e performer, construindo objetos performativos que se destacam pela sua diversidade cénica: Teatro, Teatro Musical e Performances multidisciplinares, levados à cena em vários palcos do território nacional, Espanha e Brasil.

Enquanto pedagoga, a sua ação tem abrangido a formação inicial, pós-graduações e oficinas nas áreas do Teatro, Performance, Literatura, Pedagogia da Criatividade, e Igualdade de Género.

Tem vários artigos publicados, essencialmente relacionados com a Criatividade e com a Educação, e é autora de vários livros: Com o Poema no Corpo – contributos para a performance poética (2002), Tentatrocatinta (2002, com CD e em co-autoria com Joaquim Mariano), Para além do Muro (2015, editado também em inglês e em alemão), Poderia a Poesia (2016), Os meus cães e outros Poetas (2016) e Um Mosquito num Voo Baixo (2017).