Heloísa Apolónia

marcos boga Expresso 1Heloísa Augusta Baião de Brito Apolónia nasceu em 26/06/1969 e é natural do Barreiro. Foi deputada, eleita por Setúbal, nas listas da CDU, em representação do Partido Ecologista Os Verdes, entre 1995 e 2019 (da VII legislatura à XIII). Foi condecorada com a distinção de Ilustríssima Senhora Comendadora com Placa com Distintivo Branco da Cruz do Mérito Militar de Espanha, a 17 de agosto de 1998. É membro da Comissão Executiva Nacional do PEV.

Iniciou a sus intervenção política na associação de estudantes, no ensino secundário, o que lhe alimentou “o gosto pela participação no coletivo, pela troca e pelo debate de ideias, pelo confronto com os problemas e pela procura de soluções”. Colaborou depois com a associação académica, quando estava no ensino superior, e conta que a adesão ao PEV, que sucedeu nesta altura, resultou de um misto de “acaso e de identificação já sentida”: ao passar pela baixa de Lisboa o PEV estava em ação, numa iniciativa contra o nuclear, e deixou o seu contacto, pois já admirava o projeto ecologista.

“A ideia de um projeto ecologista, capaz de interligar as dimensões ambiental, social e económica do desenvolvimento, foi-me aliciando cada vez mais”, diz.

Sugestão de leitura: Entrevista (AQUI)