Margarida de Araújo

Margarida de AraújoMargarida de Araújo nasceu em Moçambique, em 1967, vive e trabalha em Serpa.

Frequentou o curso de Artes Plásticas e Multimédia, no IPBeja, para melhorar os seus conhecimentos artísticos, bem como vários cursos no campo da cerâmica criativa. Deu formação na área da pintura e da cerâmica na Escola Profissional de Artes e Ofícios e na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural em Serpa, mas também em Alcácer do Sal, Comporta e Barrancos. A par da atividade como artista plástica Margarida de Araújo tem animado o seu espaço de trabalho como curadora de diferentes exposições de artistas.

As imagens figurativas que cria possuem uma linha forte e uma mancha suave, onde a forma expressa a ideia do objeto da sua criação. Na escultura usa a cerâmica, o bronze, o ferro, o cimento, e resina. Na pintura e nos desenhos, sobretudo acrílico, aguarela e tinta-da-china.

Foi distinguida com o prémio – Mais Artista Plástico – “Revista Mais Alentejo”, nos anos de 2005, 2006 e 2007, e com as menções honrosas, em 2002, na Galeria Aberta, Beja, e, em 2006, pela V Bienal de Artes Plásticas, Vidigueira.

Expõe com regularidade em mostras de arte em Portugal e no estrangeiro, individualmente e coletivamente, tendo já exposto em Espanha, França, Itália e USA.

Destacamos a sua participação, com uma intervenção artística, em 2018, na Bienal de Cerveira, e a realização de projeto no âmbito do ambiente e das alterações climáticas – como transformar o plástico abandonado na natureza em obra de arte, que a levou a residir em Sevilha. E, em 2019, expôs coletivamente na “Senhora de Mim || Exposição no Feminino”, mostra itinerante organizada pelo Núcleo Distrital de Beja do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e, individualmente, em Beja, com pintura ilustrativa, na Pousada e, na feira Patrimónios do Sul, a convite do Centro Unesco de Beja, com uma exposição intitulada “reflexos plásticos na paisagem”.

Saber mais:

http://www.margaridadearaujo.com/

ateliergaleriamargaridadearaujo.weebly.com

https://www.facebook.com/AtelierGaleriaMargaridadeAraujo/